Este material orienta como verificar detalhes de uma transação EMV quando o usuário teve a compra aprovada, mas não teve o embarque liberado (ou vice-versa). Situações como essa podem ser analisadas através do relatório EMV disponível no BDOS.
Relatórios > Arrecadação > EMV
Para buscar as informações, é recomendado ter em mãos o NSU da transação, além dos últimos números do cartão. Outras informações como horário de tentativa podem auxiliar na investigação.
Tenha em mãos o NSU da transação. O NSU costuma estar disponível na Cielo ou no registro da transação no aplicativo do banco do usuário.
No BDOS, navegue até Relatórios > Arrecadação > EMV
Utilize o filtro para localizar o NSU:
Clique em Filtrar;
No campo de busca, informe o NSU desejado;
Clique no ícone de check (✓) ao lado do campo;
Confirme clicando em Aplicar.
Analise os dados apresentados. A transação será exibida na tabela, com as seguintes informações:
Status da cobrança (aprovada ou não);
Histórico de tentativas de cobrança;
Informações sobre o embarque correspondente.
Lembre-se de que, caso os DBDs estejam com falha na conexão, a cobrança pode ser feita em modo offline. Por conta disso, é possível que o usuário tenha sua transação negada, mas ainda assim tenha o embarque liberado.
Nesses casos, o sistema EMV realizará uma série de tentativas de cobrança, que podem ter duas origens:
Novos taps (Tap Recovery)
Sistema de recuperação de débito (Debt Recovery)
No caso de novos taps, o usuário poderá observar, em uma segunda tentativa de embarque, que o DBD não liberou o embarque, mas houve uma cobrança realizada em seu cartão. Isso ocorre porque o sistema tenta recuperar a transação anterior que não foi cobrada corretamente — e os motivos para essa falha podem ser diversos.
Por outro lado, se o usuário não realiza um novo tap, o sistema irá executar uma automação de cobrança. Nesse cenário, o usuário poderá notar, em seu extrato bancário, uma cobrança realizada fora do horário do embarque.
Para entender melhor estas falhas e o sistema de recuperação de crédito, sugerimos este link.
Ambos os cenários podem ser consultados no relatório EMV, por meio do ícone de “Histórico de status”.
Se, após a análise no relatório EMV, ainda restarem dúvidas sobre a transação ou o comportamento do sistema, nossa equipe está à disposição para ajudar. Entre em contato pelos canais de atendimento disponíveis.